quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Totus tuus: Quem oferta, confia!



A expressão, do latin, “totus tuus” significa todo teu. Esta ficou mais conhecida porque foi o lema do pontificado do saudoso, e agora Beato João Paulo II. Ele usou estas palavras como lema por causa da sua particular devoção e consagração a Virgem Maria. Porém, a expressão “totus tuus” tem sua origem nos escritos São Luís Maria Grignion de Montfort e significa a consagração total a Virgem Maria.

Está consagração se da numa total entrega, dos bens exteriores, no que se refere às coisas materiais, e dos bens interiores, os quais são os bens espirituais, ou seja, tudo aquilo que brota do coração e do espirito! No entanto, para se obter Esta oferta, é necessário confiar... Quando nos dispomos a ofertar tudo que temos e somos à Maria Santíssima, onde unicamente Ela poderá apresentar ao Rei, Nosso Senhor Jesus Cristo, o que nos foi ofertado, com o desprendimento de todo o nosso ser, então a Virgem Santíssima aí opera maravilhas...

A expressão Totus tuus, é essa oferta, o qual nos ensina São Luís Maria Grignion de Montfort, e que o nosso amado Beato João Paulo II escolheu como seu pontificado ao confiar inteiramente tudo que lhe pertenceu, em vida terrena, passando assim a pertencer unicamente, a Maria Santíssima, e consequentemente completou, em todo o seu ser, em toda a sua alma, ao partir para os braços do Pai Eterno e da Mãe Eterna.

Contudo, a confiança é um dom do Senhor, presente nas virtudes da Mãe de Deus, como a profunda humildade, obediência cega, fé viva, ardente caridade, mortificação universal, doçura angélica, paciência heroica, pureza divina, sabedoria divina, continua oração. Em todas as virtudes de Maria Santíssima há confiança, portanto, a confiança nos possibilita não somente Essa oferta de tudo que somos e temos, mas também, como predestinados, experimentarmos e vivermos N’Esta fôrma materna que Ela mesma nos ensina à chegarmos ao Pai.

Ao nos consagrar neste método monfortino, ou seja, ofertar tudo a Mãe de Deus, Totus tuus, N'Esse mistério, N'Esta oblação, o qual não há uma explicação, mas tão somente quem se consagra poderá testemunha-LO... Uma coisa é certa, tudo em nós modifica, de forma que, podemos viver um pedacinho do céu aqui na terra... A cada ano renovamos a consagração a Jesus por Maria Santíssima, e ela se renova em nós, nos conduzindo a um novo ser, e nos aproximando D’Esta Augusta Mãe, com confiança, sem reservas por graça de Deus, sendo um(ª) Escravo(ª) de amor, um(ª) Totus tuus.